Como tomar decisões de maneira prática e efetiva

Como tomar decisões de maneira prática e efetiva
Como tomar decisões de maneira prática e efetiva

Diariamente, tomamos várias decisões. Das menos às mais importantes: desde o que comprar no supermercado à pauta de uma reunião na empresa, às conscientes e inconscientes. Ou seja, tomamos decisões, muitas vezes, sem parar para pensarmos, literalmente, nelas. Elas vêm, automaticamente, em um exercício habitual do cérebro acostumado a tomar essas decisões para seguirmos adiante. No entanto, existem as decisões mais importantes e/ou complexas que precisam de tempo dedicado e justo para serem analisadas antes de serem tomadas. Decisões, normalmente, relacionadas aos ´big steps´, ou aos grandes passos, pessoais ou profissionais, que não devem ser decididos por impulso. Precisam de toda a nossa atenção para que sejam passos decididos acertadamente.

Com isso em mente, em coaching, utilizamos o método socrático para auxiliarmos a(o)s coachees com suas tomadas de decisão. Trata-se de um exercício simples, por vezes até óbvio, mas que surpreende ao ser aplicado por nos dar um retrato real da situação em que estamos e da que pretendemos. Portanto, se você está prestes a tomar uma decisão importante em sua vida, especialmente, no ramo profissional, experimente o exercício, e depois, me conte:

Como tomar decisões de maneira prática e efetiva

Como tomar decisões de maneira prática e efetiva

Anote em um papel, ou em um programa como o Microsoft Excel, o exercício acima. No quadrante 1, você deve listar todas as vantagens da situação em que você se encontra. Tenhamos como exemplo uma situação em que você está bem empregada(o) em um cargo de uma grande empresa e que tenha sido abordada(o) por um headhunter para participar de um processo seletivo para um vaga em uma empresa concorrente. Neste quadrante, você deve listar todas os elementos positivos de se estar onde está. Por exemplo: o cargo que eu exerço, atualmente, me satisfaz profissionalmente? É perto da minha casa? Tem bons benefícios?

No quadrante 2, liste todos os elementos negativos, ou que você não gosta de sua situação atual. Por exemplo, você não gosta do seu gestor (por qualquer razão), ou você acha que o seu emprego te paga mal, não te engrandece como profissional, etc.

No quadrante 3, liste todos os elementos positivos da nova situação que você está considerando. Pode ser que você não tenha, ainda, muita informação a respeito da nova situação (considerando o exemplo acima de uma possível oportunidade em outra empresa), no entanto, liste todas as que souber.

No quadrante 4, faça o mesmo para os elementos negativos de que você já tenha ideia à respeito da nova situação. Por exemplo, o possível novo cargo não é tão interessante ou a empresa não está na sua lista das mais desejadas?

Ao listar os elementos positivos e negativos de cada situação é importante ter em mente que tudo o que você listar tem de ser o mais real possível. Ou seja, não considere apenas as suas opiniões. Liste os fatos.
Não minta para você mesma(o)! Se a sua empresa oferece bons benefícios, mas você preferiria que os fornecedores destes benefícios fossem outros (exemplo: você tem um bom plano de saúde da empresa X mas você prefere o plano de saúde da empresa Y – mesmo que equivalentes), considere, realisticamente, que a sua empresa oferece bons benefícios. Lembre-se também de que não há limites para você listar em qualquer dos quadrantes. Quanto mais informação, melhor.

Ao listar todos os elementos da situação atual e a pretendida, pare e olhe para o exercício com um olhar sincero. Permita-se alguns bons minutos analisando tudo o que você escreveu e analise, com carinho, cada situação. A sua situação atual é boa? Seria interessante considerar a nova situação? Você já tinha ideia de que a sua situação tinha essa quantidade de fatos ruins? A nova situação é tão positiva, assim, como a ´pintam’? A beleza deste exercício está em poder responder, de maneira prática e objetiva, as respostas à essas perguntas.

E porque isso é importante? Ao fazer o método socrático, com calma e dedicação, com que seria feito se feito mentalmente em um dia corrido, percebe-se que o exercício espelha a sua realidade com fatos e permite que você, ao ter esta informação pronta, esteja à frente de qualquer situação, o tempo todo.
Imagine que, ao exemplo dado anteriormente, você tenha feito o exercício e percebido que talvez, participar de um processo seletivo para um outro cargo em uma empresa concorrente, não seja tão interessante para você, neste momento. Você analisou os prós e os contras e percebeu que para valer a pena sair da situação atual, será preciso que o quadrante 3 seja mais interessante e recheado que o quadrante 1. Ou que o quadrante 4 seja menos ´assustador´ que o quadrante 2. (Veja mais informações a respeito deste exercício no meu canal do YouTube – acesse: www.w-coaching.com).

Com isso, futuramente, ao ser abordado por um outro headhunter, ou ao se candidatar para uma nova oportunidade, interna ou externamente, você saberá quais elementos são desejados e o que essa nova oportunidade precisará te oferecer. Ficará mais rápido e mais fácil entender o seu momento e decidi-lo, daqui para frente. Estar à frente do jogo, agora, ficou mais claro e eficaz! Utilize este exercício sempre que tiver uma decisão que precise de sua atenção para ser decidida. Alguns minutos do seu tempo podem, surpreendentemente, abrir os seus olhos e mudar o seu destino!

Vamos lá!
Lilian Caires
Coach W Coaching® – Empoderamento de Executivas e Empreendedoras
www.w-coaching.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *