Porque você tem que saber responder estas perguntas em uma entrevista...

Porque você tem que saber responder estas perguntas em uma entrevista...
Porque você tem que saber responder estas perguntas em uma entrevista…

No mundo corporativo, a distância entre uma grande oportunidade, o trabalho dos sonhos, a carreira tão desejada, a promoção, ou simplesmente, sair do desemprego começa com um passo importante: a entrevista! A grande dona dos pesadelos, ansiedades e noites mal dormidas, consegue sozinha ter todo este poder para um(a) candidato(a) despreparado(a). Veja, destaco o “despreparado(a)”, pois uma entrevista só é um bicho-papão para aqueles(as) que não se preparam, não se conhecem, e assim, não conseguem se destacar ao falar de si ou sobre suas experiências profissionais. Entrevistadores se impressionam mais facilmente por candidatos(as) que sabem se expressar com confiança, contando suas verdades (dentre as conquistas e as falhas), do que apenas a aparência e um bom CV. Mas, fique tranquilo(a) pois conquistar a entrevista, na minha experiência em RH, tem muito a ver com a resposta que você dá a essas três perguntas tão básicas, e tão complexas ao mesmo tempo:

  1. Me fale sobre você!
  2. Porque você quer trabalhar aqui?
  3. Porque devemos te contratar?

Considero estas três perguntas as mais importantes por duas razões: primeiro, a partir da resposta que você dá a elas é possível desenvolver respostas mais detalhadas à todas as outras perguntas clássicas de uma entrevista como “quais são os seus pontos fortes e fracos” ou ainda “conte-me uma experiência onde você trabalhou em equipe ou exercitou sua liderança”, etc.; e a segunda razão é que, lá no fundo, os entrevistadores querem, realmente, é saber o que você tem a dizer nestas respostas. As demais perguntas, mais específicas de cada função, é claro, também são essenciais. Mas, o que realmente pode te diferenciar de um(a) outro(a) candidato(a) será entender como você responde à essas perguntas.
Mas, então, como respondê-las adequadamente? Primeiramente, é preciso deixar claro que não há um certo ou errado para estas perguntas, pois são bastante individuais. Portanto, ao “estudar” a melhor maneira de respondê-las, não repita respostas prontas ou que você ouviu de um(a) outro(a) profissional.
A sua autenticidade é sempre bem-vinda. Portanto, vamos lá!

  1. Ao falar sobre você, lembre-se de que os entrevistadores querem saber sobre o você PROFISSIONAL. É sempre mais fácil falar da sua vida pessoal, do que gosta de fazer, dos hobbies, do time que torce, etc. Mas, aqui, não é o momento (ainda) para se falar sobre isso. Procure expressar todas as suas características profissionais de destaque, aquelas que você sabe que te garantem o seu sucesso profissional. Você é determinado(a)? Dinâmico(a)? Ético(a)? Trabalha bem em equipe? Lidera com facilidade? Caso você tenha alguma dificuldade em responder por não saber quais são as suas características de sucesso, ou simplesmente, porque se sente desconfortável em falar sobre si mesmo, peça ajuda à um(a) colega de trabalho, gestor ou ex- gestores que você confia e sabe que poderiam te ajudar a identificar as suas características mais marcantes. Lembre-se: por quais características você é reconhecido(a), profissionalmente?
  2. Ao responder sobre o porquê de querer trabalhar para uma empresa, pense que as empresas estão querendo saber o que você já conhece da empresa. Entrevistadores conseguem “sacar” o quanto você conhece da empresa ou tem interesse em trabalhar lá pela sua resposta. Portanto, ESTUDE o máximo que puder sobre a empresa, as pessoas que lideram a empresa ou até colaboradores que trabalham lá, atualmente, antes de comparecer à entrevista. Utilize ferramentas de busca na internet, e de redes profissionais, como LinkedIn. Chegar na entrevista sem qualquer informação sobre a empresa, ou sem entusiasmo para querer saber ainda mais, é uma bola fora que você pode evitar.
  3. Por último, saber explicar porque a empresa deve te contratar deveria ser tão simples como responder “Ora, porque não? Afinal, eu sou incrível!”. No entanto, como sabemos que não é tão simples assim, essa é, na minha opinião, a “cereja do bolo” da sua entrevista. Você precisa explicar porque você deveria ser escolhido(a) e não o(a) outro(a) candidato(a). Aqui, é necessário ressaltar as suas características de sucesso (respondidas na pergunta inicial), seus planos de crescimento na empresa, e dizer como você pretende contribuir para o departamento ou a empresa. Se possível, cite exemplos (se ainda não mencionados) sobre casos em que você contribuiu para uma empresa/um projeto de forma positiva e marcante e que foi reconhecido(a) (de alguma forma) por isso. Este é seu momento de convencer os entrevistadores de que você é o(a) melhor profissional para a vaga. Dose seu tom e sua autoconfiança para que soe o mais natural possível.

Quando trabalho revisando o CVs de alguns de meus clientes fico admirada como tão excelentes profissionais tem dificuldade de falar sobre si. E isso, em parte, é cultural. Muitos de nós fomos ensinados que falar de nós mesmos “com a boca cheia” é arrogante. Dentre as executivas e empreendedoras, é ainda pior. É claro, os tempos estão mudando, e felizmente, estamos cada vez mais confiantes no que fazemos e expressamos. A humildade é uma virtude que deve sempre acompanhar todo(a) executivo(a) ou empreendedor(a) em seus caminhos de maneira sábia. Contudo, não seja um(a) “falso humilde”. Não tenha medo de falar de suas verdades profissionais. Essas, sim, te permitirão se posicionar de maneira confiante e alcançar o seu sucesso desejado. Portanto, estude as suas respostas com o carinho e respeito que elas merecem, e que você merece. Tenha a confiança que só a bagagem que as suas experiências profissionais trazem já deveriam te fazer sentir como um(a) grande profissional e líder que eu tenho certeza que você é!

Vamos lá!

Lilian Caires
Coach
W Coaching® – Empoderamento de Executivas e Empreendedoras
www.w-coaching.com

* Este artigo também está disponível no canal da W Coaching no YouTube e no Podcast da W Coaching no Podbean.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *