Momento profissional

Momento profissional

Qual é o seu momento profissional?

Certamente, essa é uma pergunta que nos devemos fazer constantemente: como anda a nossa carreira, nossos objetivos profissionais? Está de acordo com o que planejamos ou sonhamos? Muitos obstáculos impediram ou impedem nossos caminhos rumo ao sucesso? Tem sido melhor do que o imaginado?
Bem, a verdade é que o nosso momento, nossa realidade profissional pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio. E a verdadeira pergunta que deveríamos fazer a nós mesmas(os), frequentemente, é: estou preparada(o) para o imprevisto? Estou preparada(o) para sair (ou ter de sair) da minha zona de conforto?

Recentemente, fiquei alarmada com o número de executivas que me procuraram e me informaram que após anos de empresa, de emprego sólido e estável, haviam sido desligadas, sem muita explicação, e de um dia para outro. O olhar de indignação e de surpresa em seus rostos era entristecedor. Algumas haviam sido desligadas por velhas razões conhecidas: a empresa foi comprada e houve um remanejamento no quadro de funcionários, ou a diretoria mudou e a nova(o) diretora(r) contratou pessoas de sua confiança para a nova gerência, etc… outras, foram desligadas sem muita razão, mesmo, o que tornou a situação dessas executivas, agora “no mercado”, ainda mais complicada.

Empresas tem e sempre terão razões para desligar funcionários. Elas “tem o direito” de tomar as decisões que acreditam serem as melhores para a operação e estratégia de seus negócios. Basta aos funcionários entenderem que isso pode acontecer, e o recíproco, ou seja, o mesmo ‘direito de sair’ da empresa em qualquer momento, cabe a eles. Portanto, nunca uma executiva ou um executivo deveria se sentir tão confortável ou seguro em um emprego no mundo corporativo, mesmo que os anos de casa e o trabalho bem feito façam-na(o) pensar diferente. Há executivas(os) que trabalham com tanta segurança e confiança na empresa que utilizam apenas o celular da empresa para seu uso profissional e pessoal, e computadores da empresa, que aliás, estão recheados de fotos e documentos pessoais. Isso é um perigo! Se você é uma dessas pessoas, compre um computador e um celular para seu uso pessoal e passe todos os seus arquivos e contatos para eles, o quanto antes!

Mas, então, você deve se perguntar: o que devo fazer para não levar um tombo tão grande caso eu seja demitida(o) amanhã? E a resposta é simples: esteja preparada(o)! Como? Seguem 4 passos importantes que você deve ter em mente ao repensar o seu momento profissional:

  1. Mantenha o seu CV atualizado
    Não importa se você não corre risco, ao seu ver, de ser desligada(o) a qualquer momento (seja por qualquer motivo), ou se ainda, não tem interesse de procurar uma vaga no mercado. Se você está fazendo um bom trabalho na sua empresa, é possível que você seja considerada(o) para uma promoção ou uma transferência interna. O seu CV precisa estar pronto e atualizado para esta situação. E é claro, imagine se um headhunter entra em contato com você para que você participe de um processo seletivo para uma vaga irrecusável em uma empresa incrível? O seu CV precisa estar atualizado para esta situação também. Headhunters, gerentes de RH e outros que trabalham com recrutamento e seleção, não tem tempo para esperar você atualizar o seu CV, de forma adequada, em 2-3 dias. Normalmente, eles pedem o seu CV em até 24 horas. Imagina se você está atolada(o) de trabalho, com atividades pessoais a fazer…? Que tempo você teria para se dedicar a revisar e atualizar o seu CV?
  2. Mantenha o perfil do seu LinkedIn atualizado
    O LinkedIn é a mídia profissional mais utilizada no mundo e no Brasil. Se você ainda não está lá, cadastre-se (www.linkedin.com). E se você já está lá, é imprescindível que o seu perfil esteja atualizado e coerente com as informações do seu CV. Além disso, é muito importante que você movimente o seu perfil postando informações interessantes e relevantes ao seu trabalho e/ou a indústria em que você trabalha, curtindo posts dos contatos, fazendo contatos com colegas de trabalho, ex-colegas, influenciadores e assim, criando uma rede, um networking, que facilitará e promoverá as oportunidades do seu próximo passo profissional. No meu canal do YouTube, eu explico melhor sobre como você pode aprimorar o seu CV e o seu LinkedIn para estar atualizada(o) e pronta(o) para qualquer situação (confira: www.w-coaching.com).
  3. Networking
    Para muitas(os), o networking parece uma atividade chata: aqueles happy hours da empresa, ou de outras empresas, de fim de eventos, promovidos por co-workings, etc, que só servem para quem não tem o que fazer depois do trabalho (ou seja, para aqueles que não tem faculdade, pós-graduação, filhos, etc). Na verdade, estes, e evento similares, são, não só interessantes, mas certamente, importantes para que você conheça pessoas de diferentes áreas e empresas, e que, por meio de apresentações e uma conversa vai e outra vem, podem gerar, muitas vezes, oportunidades de negócios, de emprego e indicações de maneira mais rápida que qualquer CV ou recomendação possa fazer. Repense a sua agenda este ano para incluir alguns destes eventos para que você fique antenada(o) e comece ou aprimore o seu networking.
  4. Idiomas
    Como anda o seu Inglês? Parece discurso velho, mas hoje em dia, ainda é possível ver que o mercado está sempre pronto para quem tem um idioma, além do Português, avançado ou fluente. O Inglês, de 30 anos para cá tem sido, indubitavelmente, o idioma mais requerido em todas as indústrias, e especialmente, em todos os cargos de liderança. Ou seja, se você pretende crescer em sua carreira, ocupar cargos de liderança ou pleitear uma oportunidade de trabalho no exterior, então você precisa falar Inglês. Se você já está matriculada(o) e estudando, ou já é avançada(o) ou fluente, parabéns! Você está no caminho certo das oportunidades neste mundo global e competitivo. Ainda não sabe falar, tem medo ou não gosta? Eu entendo…eu também não nasci sabendo falar Inglês e tive de estudar muito para sobreviver lá fora e conquistar os meus objetivos. Mas, é possível. É possível vencer o medo, a timidez, e até gostar um pouco mais do idioma. Talvez um professor particular (e não uma escola convencional) possa te auxiliar melhor, trabalhando em suas dificuldades de maneira personalizada e te apresentar conteúdo que tenha mais a ver com o seu trabalho ou o seu estilo. Há também inúmeros aplicativos, hoje em dia, que permitem que você aprenda o idioma de maneira prática e no seu tempo.

Vamos lá!
Ao ter estes 4 pontos em mente, você estará sempre um passo à frente das próximas oportunidades, ou surpresas, que possam acontecer com o seu momento profissional. Não conte sempre com a sorte!
Prepare-se e arrase!

Lilian Caires
Coach
W Coaching® – Empoderamento de Executivas e Empreendedoras
www.w-coaching.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *