O empoderamento de executivas e empreendedoras

De tempos em tempos, sou questionada sobre o coaching, especificamente, direcionado a executivas e empreendedoras. A minha resposta sempre é a mesma: em minha trajetória em Recursos Humanos, não faltaram situações onde vi executivas me procurarem, ora preocupadas, ora em lágrimas, angustiadas por não saberem lidar com uma situação com o superior ou com o subordinado. Do outro lado da mesa, ficava comovida perante às indecisões e aos sentimentos de incapacidade e solidão que elas sentiam. No entanto, em muitas ocasiões, também ficava surpresa perante um certo despreparo das executivas ao encararem essas situações.

Percebi, ao longo dos anos, que as executivas (e hoje, vejo que as empreendedoras, também), não se preparam ou não são preparadas, necessariamente, para liderarem em seu melhor estilo e capacidade. São, sim, grandes executoras de tarefas e capazes de incríveis resultados e alta performance. Contudo, ao serem promovidas a cargos de liderança, sinto que muitas se perdem, especialmente em questões relacionadas à delegação, feedback (dar e receber), ou ser um exemplo de gestor. Acabam se confundindo entre o que elas podem fazer com o que se espera de sua liderança.

Há mulheres, por exemplo, que ainda acreditam que para ser uma líder ou conquistar uma posição de liderança na empresa, é necessário ter atitude e postura ‘masculinizadas’: ser dura, forte, não demonstrar sentimentos, e muito menos, qualquer afabilidade. Do contrário, a mulher é apenas mais uma mulher, cheia de hormônios, problemas pessoais e domésticos, e incapaz de se desenvolver profissionalmente. Não é à toa, portanto, que diante de um cenário desarmonioso, com despreparo para encarar certas situações no ambiente de trabalho, a executiva se sinta perdida, incapaz e perdedora.

A causa desses sentimentos é que liderar e executar são duas ações diferentes. Aprender a executar requer orientações (de simples a complexas) a respeito do que se deve fazer. Aprender a liderar, no entanto, requer paciência e principalmente, método para ser feito e também para se desenvolver. Executivas e empreendedoras podem encontrar no processo de coaching um excelente caminho de reflexões, questionamentos e metodologias que as auxiliarão no desenvolvimento de suas competências para atingirem os seus objetivos e se tornarem as líderes que sempre desejaram ser.

Convido as executivas e empreendedoras, portanto, que permitam que o processo de coaching proporcione um caminho de harmonia entre as suas dificuldades e habilidades, sempre com enfoque na conquista de seus objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *