Dress Code no mundo corporativo: como lidar com quem não se veste adequadamente.

Dress Code no mundo corporativo: como lidar com quem não se veste adequadamente

Uma política de vestimenta, ou dress code, existe para que funcionários de uma empresa saibam das expectativas desta empresa quanto aos trajes de seus funcionários enquanto estão trabalhando. As regras vão das mais rigorosas às mais lights. Funcionários, especificamente, que usam uniformes, por exemplo, são testemunhas da seriedade que uma grande maioria de empresas tem (em suas políticas de vestimenta) quanto à imagem que pretendem passar por meio do uniforme de seus funcionários. Ou seja, os funcionários(as) não devem apenas trabalhar com espírito “camisa da empresa”, mas literalmente, vesti-la.

No entanto, em meus anos como gerente de RH, foram as reuniões que tive com mulheres (das mais novatas às mais sêniores) sobre as suas maneiras de se vestirem (por vezes, fora do que a política da empresa ditava) que me entristeciam mais. Isso porque, a reunião com uma funcionária para tratar do assunto, na maioria das vezes, era feita após comentários maldosos, machistas e inadequados chegarem aos meus ouvidos. E falar da roupa alheia, apesar de parecer simples (ora, basta aplicar a política, não é?), não é. O assunto é tão desconfortável que muitos gerentes procuram o RH, justamente, por não saber como conversar com seu funcionário/sua funcionária ou trabalhar com a reação do diálogo com ele/ela.

Mas, como lidar com a situação de um funcionário ou uma funcionária que se veste inadequadamente para trabalhar?

  1. Reitere a política da empresa
    O primeiro passo que um(a) gerente deve fazer é chamar o(a) funcionário(a) em particular e lembrá-lo(la) da política da empresa. Como mencionei em um artigo passado sobre Feedback é importante que essa conversa se centre no propósito que não foi preenchido. Ou seja, o gestor deve lembrar o(a) funcionário(a) de que a maneira como ela ou ele se veste não está de acordo com a política da empresa.
    Após ter reforçado a política com ele ou ela, sempre permita que o(a) funcionário(a) se pronuncie sobre a sua maneira de vestir para que você (gestor) possa entender o porquê da maneira como ele ou ela se veste, e juntos, tracem um plano de ação para que ele/ela possa se readequar às expectativas da empresa.Importante: se a sua empresa não tem uma política de dress code (e recomendo que haja uma para sanar qualquer dúvida e evitar conflitos desnecessários), e caso você seja um(a) líder, sugiro sempre o bom senso. Roupas sujas, amassadas ou inadequadas (sejam para homens ou para mulheres) não são de bom tom em nenhuma indústria ou departamento. Sendo assim, recomendo que líderes sejam os próprios exemplos de vestimenta dentro de uma empresa. Peça aos seus subordinados que observem como a diretoria se veste e peça que os tenha como referência.
  2. Procure o RH ou a diretoria de sua empresa
    É essencial envolver o RH ou a diretoria da empresa para reforçar a política ou as expectativas de vestimenta à um(a) funcionário(a) que já tenha sido abordado sobre essa situação. Fazer uma segunda reunião sozinho(a) poderá tornar a situação ainda mais sensível e passiva de más interpretações. O(A) funcionário(a) pode achar que a “bronca” é pessoal.
  3. Na dúvida, chame um(a) profissional do ramo
    Caso a empresa não tenha uma política clara, queira rever a política atual, ou tenha mais do que um(a) funcionário(a) que precise de um reforço para se vestir conforme, procure um personal stylist ou um(a) consultor de moda que possa assessorar a empresa quanto às expectativas e comunicação para os funcionários. Existem, também, muitos blogs e sites que falam a respeito de novas tendências (para empresas com um dress code menos exigente) além de vídeos nas mídias sociais.

No mundo corporativo, utilizamos a expressão em inglês “Want to be the part? Dress the part!” para reforçar que a maneira como um(a) executivo(a) se veste diz muito sobre sua personalidade e caráter.
Vestir-se adequadamente é fundamental para que você, executiva e/ou empreendedora, seja notada e cresça dentro da empresa ou em seus negócios. É claro que sempre haverá obstáculos e dúvidas sobre a vestimenta da empresa onde trabalha ou deseja atuar. Afinal, não é todo mundo que dispõe de meios financeiros para bancar um guarda-roupa atualizado o tempo todo. Mas, não deixe essa razão virar uma desculpa esfarrapada. Livros como o da Gloria KalilChic Profissional. Para Circular E Trabalhar No Mundo Globalizado – são excelentes “bíblias” sobre como se vestir bem de acordo com a sua indústria ou departamento, e seu bolso, de maneira descomplicada e feliz.

Vamos lá!

Lilian Caires
Coach
W Coaching® – Empoderamento de Executivas e Empreendedoras
www.w-coaching.com

* Este artigo também está disponível no canal da W Coaching no YouTube e no Podcast da W Coaching no Podbean.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *